Blog Employer Estágios Blog Employer Estágios


Como conciliar os horários de estágio e estudos

Publicado em 24/10/2017 - por Employer RH
Bootstrap Image Preview
Employer Estágios - Logo

Fonte: Employer RH

Você finalmente conseguiu a tão sonhada vaga de estágio. Passou por diversas etapas do processo seletivo, saiu à frente dos outros estudantes e está oficialmente contratado como estagiário. Então surge outro desafio: estagiar e estudar ao mesmo tempo – sem deixar de lado a vida social, pessoal e os momentos de lazer. A boa notícia: todo mundo passa por isso! Mas para ter sucesso nessa “missão”, é preciso muita disciplina, com calendário planejado e horário para tudo.
 

Por falar em horário...

 

Pela lei que regulamenta o estágio, a carga horária não pode ultrapassar a seis horas/dia. Um dos motivos para esta determinação é a garantia de que o estudante tenha tempo para se dedicar aos estudos e cursar a universidade sem prejuízo na sua formação.

Na prática, há muitos estudantes que têm o dia inteiro ocupado – seja por cursar duas graduações ao mesmo tempo ou por ter um trabalho fixo para complementar a renda da família. Sobra o período da noite para as aulas. Segundo o Censo Brasileiro da Educação (2015), 62% dos estudantes que cursam graduação de forma presencial frequentam as aulas à noite.

Seja qual for o seu caso, a Employer Estágios preparou algumas dicas para ajudá-lo a organizar a sua rotina, sem deixar de lado nenhuma das suas obrigações: o estudo e o estágio.


1. Monte uma grade semanal de estudos

 

A melhor forma de manter os estudos de todas as disciplinas em dia é fazer um calendário reverso. Anote em uma planilha ou aplicativo de calendário as datas das provas e entregas de trabalho. A partir destas datas, faça um planejamento com bons prazos: uma semana antes da prova, reserve um horário para repassar o conteúdo; 15 dias antes, reserve um ou dois períodos para estudar a matéria. O ideal é trabalhar com prazos semanais ou quinzenais para evitar hábitos cansativos como “virar a noite estudando” ou fazer trabalhos grandes no dia anterior. 

Distribua as tarefas e disciplinas nos dias úteis da semana e certifique-se de que incluiu todas. Você pode padronizar os períodos de estudo por tempo também: uma hora para matérias e trabalhos mais simples, duas horas para os assuntos mais complexos – quem define a quantidade de horas para cada assunto é você mesmo, de acordo com suas áreas de afinidade.

 

2.Use um cronômetro

 

Uma dica simples que pode te ajudar muito a realizar as tarefas dentro do tempo previsto, ou recalcular o tempo necessário para cada disciplina. Você pode usar o relógio do seu celular ou aplicativos específicos para gestão de tempo, como o ClearFocus, disponível para os sistemas Android e iOS. No caso deste aplicativo, é possível cadastrar o tempo para uma determinada tarefa e prever intervalos de descanso. O app emite alertas ao fim de cada período – seguindo os tempos do cronômetro à risca você garante um tempo proveitoso de estudos.

3.Cuidado com o uso da internet

 

“Vou ficar cinco minutinhos na rede social, só para dar uma olhada”. Você já percebeu que na prática estes cinco minutos se transformam em quinze, vinte ou até meia hora? Com o tanto de informações disponíveis nas redes sociais é fácil prender a atenção em outros assuntos e deixar os estudos atrasados. Crie regras para você mesmo: rede social, só depois de concluir as atividades.

 

4.Aproveite feriados e finais de semana 
 

Esta dica também vale para horários de descanso durante a semana. Se você atravessar a noite estudando, as chances de não estar concentrado no período de estágio são muito maiores. Seu corpo e cérebro precisam estar descansados para que você possa enfrentar mais um dia de jornada dupla. 

Com as tarefas organizadas de acordo com as três dicas que viu acima, a ideia é que você possa desfrutar também dos momentos de lazer em feriados e finais de semana. Sabe aquela sensação de que o fim de semana passou voando? Ela é mais frequente se você deixar para estudar ou colocar tarefas do estágio em dia aos sábados e domingos. É como se a sua semana anterior não tivesse terminado. Descanso é fundamental! Estimula a criatividade e melhora a sua disposição.

Gostou das dicas da Employer Estágios? Quais são as suas maiores dificuldades para conciliar os horários da faculdade e do estágio? Conte sua experiência nos comentários e ajude outros colegas a encontrarem soluções!