Blog Employer Estágios Blog Employer Estágios


Tire suas duvidas sobre contratos de estagio

Publicado em 22/11/2017 - por Employer RH
Bootstrap Image Preview
Employer Estágios - Logo

Fonte: Employer RH

A palavra parece difícil, mas é uma das mais faladas entre os profissionais. Um bom networking pode abrir portas para o futuro, criar oportunidades de parceria em projetos pessoais e garantir o desenvolvimento pleno da sua carreira. Neste artigo você confere seis dicas práticas para começar a organizar sua rede de contatos.
 

Você sabe o que é networking? O termo vem do inglês e pode ser definido como “rede de contatos de trabalho”. Mais do que um conceito, é uma prática diária, que gera relações e oportunidades. O networking não tem prazo de validade: começa no estágio e se desenvolve ao longo de toda a sua trajetória profissional. 

Ao observar a dinâmica entre pessoas na empresa em que você faz seu estágio, é possível perceber como estas redes são cada vez mais amplas e importantes para o futuro. Muitos profissionais indicam pessoas, empresas e serviços para determinadas demandas dentro dos negócios. Algo bastante comum: se você confia em alguma pessoa ou serviço, também vai recomendá-la a alguém, certo?

 

É natural que profissionais com mais experiência tenham um networking mais consolidado. Mas elas também começaram de algum lugar. Você não precisa esperar a graduação na faculdade ou a efetivação no emprego para começar a fazer networking. A partir do estágio, já é possível começar a construir sua própria rede de contatos. Como você vai fazer isso? A Employer Estágios traz algumas dicas neste artigo.

 

1. Tenha um bom relacionamento interpessoal

Não basta desenvolver um bom trabalho. No estágio você também precisa aprender a lidar com situações e pessoas diferentes. É quando você começa a criar “jogo de cintura” e olhar para colegas e superiores compreendendo-os como pessoas com perfis e aspirações diferentes. Ter um relacionamento saudável e amistoso com colegas de estágio é o começo da construção do seu networking. 

O bom relacionamento interpessoal ajuda a criar e manter um espírito de colaboração dentro das equipes. Há duas perguntas simples para te ajudar nesta tarefa: como você quer ser visto neste estágio? Dedicado, comprometido, amigável, aberto a desafios, colaborativo... há muitas formas de traçar seu perfil profissional. 

A segunda pergunta é: “como você quer ser lembrado depois do estágio?”. As pessoas lembrarão de você em oportunidades futuras se, no presente, você traçar uma trajetória de dedicação, comprometimento e criatividade.

 

2. Crie um método para guardar seus contatos

Pode ser em uma agenda impressa, no celular, em uma planilha ou em uma plataforma em nuvem. O importante é que estas informações fiquem por perto!

Inicialmente, salve os contatos de todas as pessoas com quem você tem uma relação direta de trabalho. Outros estagiários, colegas diretos, indiretos e supervisores de estágio.

Inclua também os contatos de colegas da faculdade, professores de áreas com as quais você tem mais afinidade, profissionais que você conhece em outros ambientes.

Lembre-se de registrar nome completo, função/empresa, e-mail e telefone. Uma dica importante é fazer pequenas anotações para se lembrar em que ocasião você conheceu ou trabalhou com esta pessoa. Assim, quando precisar entrar em contato com ela, será mais fácil identificar-se. 

 

3. Mantenha contato regular

Você não precisa mandar e-mails ou mensagens toda semana. Entenda como contato regular comparecer a um evento onde pode encontrar várias pessoas do seu networking, participar de palestras e acompanhar trabalhos e projetos via redes sociais. Elas são uma ótima ferramenta para manter “no radar” algumas das pessoas que podem fazer parte da sua vida profissional no futuro.

Se você está em busca de estágio, vale também conversar com outros profissionais da sua área, enviar e-mails colocando-se à disposição e acompanhar o perfil de empresas na internet.

Não esqueça que você também faz parte do networking de algumas pessoas. O ditado “quem não é visto não é lembrado” tem tudo a ver com este tema. Faça-se presente na medida certa.

 

4. Esteja aberto a novas possibilidades

Um bom networking não é feito somente de contatos da sua área profissional ou de estudos. É preciso criar repertório. Para isso, vale ficar por perto de profissionais que trabalham em áreas diferentes, empreendedores, colegas de outros cursos. No futuro, estas pessoas podem trabalhar em grandes empresas, com oportunidades de estágio ou trabalho em diversas áreas, inclusive a sua. As chances de você ter acesso a estas oportunidades podem estar diretamente ligadas ao contato que você tem com pessoas diferentes.

Outra forma para criar repertório e aumentar seu networking é acompanhar eventos acadêmicos e culturais da sua cidade. Pode ser uma palestra de um profissional bastante conhecido do mercado, um curso extracurricular, uma feira de artes organizada por colegas, uma exposição. Informação nunca é demais!

 

5. Compartilhe conhecimento

A sua carreira profissional está no começo. Mas as suas experiências e conhecimentos estão com você desde sempre. A cada fase da vida, você desenvolve novas habilidades, se interessa por novos assuntos, faz cursos, aprende e cresce. Que tal compartilhar seus conhecimentos com os seus contatos? Há várias maneiras de fazer isso: pode ser com um blog, um canal de internet, um post em rede social. 
Você também pode compartilhar (e absorver) conhecimento com seus colegas de trabalho. Sugerir sites úteis, acompanhar notícias de mercado, descobrir quais são as principais referências na área em que você quer trabalhar são boas práticas para aproximar-se das pessoas e entender como elas podem te ajudar. Ou como você pode ajudá-las.

 

6. Mantenha as portas abertas

Os ciclos da sua vida profissional precisam ser encerrados sempre de forma positiva. “Manter as portas abertas” é uma prática fundamental para construir um networking produtivo. Quando você se desliga de uma empresa, independente da forma com que isso aconteça, entenda que faz parte do seu processo de evolução no trabalho. Lembre-se de agradecer a oportunidade e faça um balanço do seu aprendizado e dos pontos que precisam ser melhorados.

Muitos profissionais retornam a empregos anteriores em outro momento da carreira. Isso significa que deixaram uma marca positiva. Pense nisso!
Você já começou a trabalhar no seu networking? Tem alguma dica para ajudar os colegas estagiários? Aproveite o espaço de comentários e comece um networking por aqui mesmo!