Blog Employer Estágios Blog Employer Estágios


Tudo o que você precisa saber antes de começar seu primeiro estágio

Publicado em 03/04/2017 - por Employer RH
Bootstrap Image Preview
Employer Estágios - Logo

Se você é daqueles que mal iniciou um curso superior e já tem vontade de trabalhar na área, o estágio é a melhor opção para aprofundar seus conhecimentos. É nesta etapa que você consegue estar em contato direto com o mercado, ver como tudo funciona, se a área escolhida realmente está relacionada com seus objetivos. É o momento de despertar a curiosidade e questionar para aprender.

Há muitas oportunidades por aí. Encontrar uma vaga que esteja de acordo com o seu perfil e em horários compatíveis com sua grade curricular na universidade é uma excelente maneira de colocar em prática o conteúdo teórico e exercitar seu lado profissional.

Será que chegou a hora de você procurar um estágio? Veja algumas dicas que a Employer preparou para você tirar dúvidas e correr atrás da sua vaga.

1) Comece a busca pela sua área de interesse
É normal que durante a o curso superior você se identifique mais com alguma ou área. Por exemplo, um estudante de Direito pode gostar mais da área criminal do que da trabalhista. Então o ideal seria procurar uma vaga que esteja relacionada à primeira opção, para sentir na prática se esse é realmente o foco da sua futura carreira.

Além disso, é uma oportunidade de aprimorar o que aprendeu na faculdade e vivenciar ainda mais as experiências na área. Isso ajuda a ampliar as chances de conseguir um emprego efetivo no futuro ou, pelo menos, se destacar quando entregar currículos após a conclusão do curso.

2) Variedade e versatilidade
Caso você não encontre uma vaga como gostaria, não desanime. Busque por oportunidades em outras áreas, pois também será uma experiência válida. O estágio permite que você exercite outros lados e teste suas competências e habilidades. Isso pode te ajudar no futuro, pois algumas vagas exigem experiência e, mesmo você não se identificando com o trabalho, ter esse conhecimento pode ser uma porta de entrada para outras oportunidades. 

O estágio deve ser aproveitado para vivenciar as experiências no mercado e se descobrir profissionalmente. Quem sabe você não se identifica com uma área que jamais imaginou?

3) Procure por vagas em portais online
Há várias maneiras de encontrar uma vaga de estágio, principalmente nas plataformas online. É o caso da Employer Estágios,  que te ajuda a conhecer as vagas disponíveis no mercado. É importante ficar atento diariamente, pois as vagas podem surgir a qualquer momento.

4) Redes sociais
Que tal usar o Facebook para outros fins, além do entretenimento? Hoje as empresas divulgam vagas de estágio nas fan pages também, então é muito válido entrar na página das instituições que você deseja ou tem interesse em trabalhar e ver se existem vagas disponíveis. 

O LinkedIn também é uma excelente forma de saber o que acontece no mercado e se existem vagas disponíveis. Por isso, crie um perfil na rede social para começar a acompanhar as oportunidades.

5) Não dispense o "corpo a corpo"
Muitas pessoas acham que por conta dessa cultura online em que vivemos, aquela velha entrega de currículos nas empresas não funciona mais. Pense bem. Muitas pessoas conseguiram um estágio ou até mesmo um emprego fixo após entregar o currículo pessoalmente nas empresas. Isso demonstra interesse e disponibilidade em trabalhar. Saia na frente e não se prenda ao email, pois ele poderá cair em caixas de SPAM e nunca ter uma resposta.

6) Elabore um currículo ideal
Se você ainda não tem experiência, não se desespere. As vagas de estágio são para aqueles que não possuem experiência, ou seja, que usarão a oportunidade para conhecer melhor as atividades e absorver o que a empresa tem a oferecer. Vagas de estágio são exatamente para quem busca experiência.

Se você já frequentou um programa de estágio e deseja uma nova oportunidade, coloque minuciosamente todas as atividades que realizou. Isso vai facilitar a vida do recrutador e fará com que ele veja se seu perfil está relacionado à vaga.

7) Estude a empresa
Caso você encontre uma vaga que goste, é interessante conhecer um pouco mais da instituição. Leia, corra atrás, acesse os portais, veja o que a empresa faz. Isso vai fazer com que você veja se realmente é um lugar onde quer atuar. Além disso, você ganha tempo caso consiga a vaga e mostra que está preparado para aprender e conhecer ainda mais sobre a empresa.

8) Chegou a hora da entrevista
Fique calmo e não se assuste. É nessa hora que o recrutador vai conhecer você e sentir um pouco mais de sua essência. Fale sobre seus objetivos, foco, razões pelas quais você quer a vaga, comente sobre sua área de interesse e diga que está aberto a novas oportunidades. 

Não tem segredo. É nesse momento que você terá a chance de se comunicar com a empresa, então aproveite para tirar suas dúvidas e mostrar o seu interesse. E não esqueça de se vestir adequadamente.

9) Esteja aberto às oportunidades
Um bom estagiário é aquele que consegue se adaptar a diversas situações no trabalho e manter as atividades em ordem. É a chamada "resiliência", atributo cada vez mais levado em consideração pelos empregadores hoje em dia. Sai na frente quem é capaz de lidar com diversas situações no ambiente de trabalho de forma equilibrada. O estágio é um ambiente ideal para exercitar seu lado resiliente.

10) Mantenha-se informado sobre tudo
Se você quer conquistar uma boa posição no mercado, leia sobre tudo e fique por dentro das atualidades. Em algumas etapas de processos seletivos - como as dinâmicas de grupo - os candidatos podem ser questionados sobre acontecimentos recentes da sociedade. Com informação, você demonstra que não tem apenas o conhecimento teórico aprendido em sala de aula, mas que consegue unir tudo isso às situações reais.

Por fim, não esqueça: toda oportunidade profissional é um aprendizado. Gestores, chefes e líderes também começaram suas carreiras fazendo estágio. Quanto mais cedo você começar a vivenciar o mercado, maiores são as chances de trilhar uma carreira sólida assim que concluir o curso de graduação.

Tem outras dúvidas sobre o primeiro estágio? Converse com a Employer Estágios. Somos especialistas em RH e temos dicas valiosas para seu futuro profissional.