Blog Employer Estágios Blog Employer Estágios


12 dicas para aproveitar melhor a oportunidade de estágio

Publicado em 25/04/2017 - por Employer RH
Bootstrap Image Preview
Employer Estágios - Logo

Fonte: PAULA SCHÜTZE

Conseguir um estágio é uma ótima oportunidade de conhecer na prática como o mercado funciona e se a área escolhida está condizente com seu perfil e objetivos. Além disso, estar em contato direto com a empresa e com a verdadeira rotina de trabalho faz com que o aspirante a profissional adquira experiências mais cedo e amplie suas chances de inserção no mercado de trabalho. 

É muito importante que os estudantes busquem por um estágio, principalmente por questões de amadurecimento profissional. Mesmo que a área escolhida não seja aquela que você deseja, vale a pena agarrar certas oportunidades para ter a certeza de qual é a especialização ideal para sua carreira. 

Nós já falamos aqui sobre como dar os primeiros passos para ir atrás de um estágio. Agora preparamos algumas dicas para aqueles que conseguiram uma vaga e têm dúvidas sobre como encarar essa primeira oportunidade. Vamos lá!

1) Estude a empresa
Você já sabe onde está, certo? Nunca é demais estudar, pesquisar e conhecer a fundo a empresa onde está trabalhando. Isso faz com que você entenda melhor os processos e até mesmo sugira ações. Quanto mais você entender do negócio e da instituição, mais fácil será colocar suas ideias em prática.

 

2) Se tiver dúvidas, pergunte
Não tenha vergonha. Todas as pessoas da empresa sabem que você ainda está cursando a graduação e ter dúvidas faz parte do processo. O estágio existe exatamente para isso: perguntar e tirar dúvidas. Seu supervisor terá o prazer de te orientar, afinal este é o papel dele. Além de tudo, isso demonstra interesse em aprender.

 

3) Respeite a hierarquia
Seu estágio será 100% supervisionado, afinal, você está começando a adquirir experiência profissional. Isso não quer dizer que seu trabalho não tenha valor. Muito pelo contrário. O estagiário tem sido cada vez mais valorizado, por isso você precisa entender o seu papel na empresa. Há supervisores, coordenadores e diretores e todos trabalham juntos. Saiba que você está ali para contribuir com eles também, porém é preciso, antes de tudo, saber que eles supervisionarão o seu trabalho e você terá que responder a eles. 

 

4) Evite atrasos
Pontualidade é algo imprescindível para todos. Algumas empresas até aceitam alguns minutos de atraso, mas não caia nessa. Se você tem horários definidos a cumprir, não se atrase nem transforme isso em rotina. Você passa a ser mal visto pela empresa. Isso vale tanto para estagiários quanto para profissionais. Aproveite o tempo que tem para ganhar bagagem e experiência.

 

5) Assuma seus compromissos
Mostre serviço! Isso quer dizer que você deve dar total atenção para suas atividades e procurar executá-lo da melhor maneira possível. Quando receber uma tarefa, abrace-a, faça seu melhor e cumpra os prazos. Se o seu supervisor passou para você é porque ele confia no seu potencial e espera retornos satisfatórios. Está sob sua responsabilidade? Então faça. É a sua oportunidade de mostrar interesse e aprendizado.

 

6) Cumpra prazos
Prazos de entrega foram criados para serem cumpridos. Procure sempre realizar as atividades, respeitando as datas. Se achar que não vai conseguir, avise seu supervisor. É melhor que ele saiba e te ajude a resolver o problema do que ser pego de surpresa. É normal que você se sinta um pouco perdido no início, por isso sempre tire suas dúvidas antes.

 

7) Se errou, assuma
Talvez por medo, muitos estagiários não assumem os erros cometidos no dia a dia e isso prejudica a imagem profissional logo no início da carreira. O estágio permite erros, já que você está ali para aprender. Isso não quer dizer que você deva errar sempre ou fazer apenas por fazer. Mas se errou, reconheça e peça ajuda para o supervisor. Assim fica mais fácil de entender e aprender com o fato e não repeti-lo em outra ocasião. Além disso, assumir o erro demonstra maturidade.

 

8) Vista-se conforme a política da empresa
Não é porque você é estagiário que deve se vestir de qualquer forma. Cada empresa tem uma filosofia e pede um comportamento de empregados. Do estagiário ao cargo mais alto, todos devem estar em sintonia, então fique atento e vista-se de acordo com o perfil da empresa. 

 

9) Cuidado com o que você fala
Gírias e neologismos nem pensar! O ambiente profissional pede formalidades e algumas expressões que usamos fora do ambiente de trabalho devem ser evitadas. É normal que certos ambientes sejam mais informais e a relação com os colegas também, mas é sempre bom evitar e nunca usá-las com os supervisores e diretores. Sua postura profissional também será avaliada.

 

10) Evite se acomodar
Aproveite o estágio para crescer e enxergar oportunidades. Conheça as outras áreas, veja quais cargos você tem a chance de ocupar no futuro e entenda sobre outros processos. Se houver oportunidades, você pode (e deve) oferecer ajuda em outras áreas.

 

11) Não se prenda apenas ao valor da bolsa-auxílio
Um dos grandes erros de alguns estagiários é preocupar-se apenas com ao valor da bolsa-auxílio. Se entrar com esse pensamento certamente a experiência não será boa nem para você nem para a empresa. É claro que todos trabalham para ganhar dinheiro, mas se destaca aquele que vê sentido nas atividades e veste a camisa da empresa por prazer. Ofereça o seu melhor para ter retornos melhores no futuro.

 

12) Viva as oportunidades
O estágio está ali para você aprender e absorver o que a empresa tem de melhor. Além disso, é uma ótima oportunidade de crescer profissionalmente e tentar uma inserção na instituição. É uma excelente porta de entrada para viver grandes experiências e ter a certeza de qual rumo quer dar para sua carreira. Todos estão ali para te ajudar e passar conhecimento. 
 

 

Agora que você já tem as dicas para seu primeiro estágio, que tal compartilhar sua experiência conosco? Deixe uma mensagem nos comentários!