Blog Employer Estágios Blog Employer Estágios


Principais desafios e oportunidades do primeiro estágio

Publicado em 20/11/2017 - por Employer RH
Bootstrap Image Preview
Employer Estágios - Logo

Fonte: Employer RH

Uma carreira profissional sólida é cheia de desafios. Os principais obstáculos que os bons profissionais enfrentam, aliás, são responsáveis pelo amadurecimento no ambiente de trabalho. Basta perguntar a qualquer professor ou supervisor de estágio um pouco sobre suas histórias. Cada dificuldade e cada desafio superado foram essenciais para que se transformassem em profissionais mais experientes. Isso também vai acontecer com você!
 

Ao começar a sua vivência por meio de um estágio você vai encontrar alguns desafios. Por isso, a Employer Estágios elaborou uma lista com os obstáculos mais comuns e dicas para encará-los de forma positiva. E como estágio é oportunidade, tem três dicas importantes sobre o assunto.

1.  Dúvidas sobre a área de atuação

“Não sei se quero mesmo trabalhar com isso”. Este pensamento pode surgir logo no início da carreira, quando você começa a estagiar. E também pode aparecer em outros momentos da sua vida. É comum que profissionais se questionem sobre suas habilidades e afinidades com diferentes tipos de negócios. Não se preocupe. Esta dúvida é bastante comum! Lembre-se que esta é só sua primeira experiência profissional. É possível que mais à frente você se identifique com atividades mais específicas dentro da sua área, por isso, não desista.
 

Para te ajudar a lidar com estas dúvidas, você pode fazer testes vocacionais com o apoio da equipe de RH da empresa. São testes que ajudam a definir melhor suas habilidades e nortear a sua carreira dentro da empresa.
 

2. Conflitos com colegas

Assim como no item 1, este também é um desafio bastante comum. São pessoas diferentes, de gerações diferentes, que passam várias horas convivendo no trabalho. É neste momento que você começa a melhorar suas habilidades de relacionamento. Saber lidar com diferentes perfis profissionais ajudará no seu desenvolvimento pessoal também.  Um ponto bastante importante é entender que colegas de trabalho não precisam se tornar amigos, só precisam aprender a conviver de forma gentil e produtiva. 

 

3. Dificuldade de combinar teoria e prática

Surgiu uma tarefa para a qual você ainda não está preparado? Precisaria de mais conteúdo teórico antes de aplicar na prática? Este é um dos maiores – e mais recompensadores- desafios do estágio. No seu primeiro contato com o mercado de trabalho você vai conhecer rotinas e negócios que não fazem parte do conteúdo em sala de aula. E é justamente para isso que serve a oportunidade. Não se trata apenas de “aplicar teoria na prática”, mas fazer também o caminho inverso. 
 

Para se sair bem em meio a tantas novidades, vale investir algumas horas em pesquisa e estudos extracurriculares. Além de aprender coisas novas, você também investe no seu desenvolvimento profissional. Pesquise cursos online, baixe e-books sobre temas que te interessem e que tenham a ver com o seu trabalho.
 

Oportunidades do estágio

Tudo é novo para você. Inclusive sua própria forma de trabalhar e lidar com diferentes situações. O estágio é cheio de oportunidades para você crescer e se tornar um profissional completo. Veja agora três pontos importantes sobre crescimento profissional.

 

1. Autoconhecimento

Durante a vida profissional, como você viu anteriormente, você vai conhecer pessoas e negócios bastante diferentes. O estágio é uma grande oportunidade para conhecer a si mesmo também. Até agora você teve experiências relacionadas à sua vida pessoal, infância, adolescência. A partir dos desafios encontrados na vida profissional você também adquire autoconhecimento. O que você faz bem? O que você não gosta de fazer? Quais são suas características positivas e quais precisam ser melhor trabalhadas?

 

A jornada profissional é uma jornada de autoconhecimento. Você vai trabalhar com prazos, pressão, chefes, horários, responsabilidades. E vai aprender como se sair em cada um destes desafios. Aproveite!

 

2. Relacionamento

A sua carreira está só começando. Mais à frente você vai perceber que ter contatos profissionais é muito importante para dar continuidade a ela. Tudo começa no estágio. Você vai conhecer pessoas que vão te ensinar e podem abrir outras portas para a sua carreira no futuro. Por isso, aproveite para criar bons relacionamentos, baseados em ética, educação e transparência. A maneira como você trabalha hoje é como as pessoas lembrarão de você no futuro.

 

3. Capacitação técnica

No início deste artigo você viu que é importante levar a teoria para a prática e vice-versa. Nada melhor do que uma oportunidade de estágio para desenvolver melhor esta dinâmica. A maioria das empresas oferece cursos, workshops e palestras de capacitação para os empregados. Quando você participa destas atividades, adquire novos conhecimentos e melhora suas habilidades técnicas para o trabalho.

 

Dica importante

Candidatar-se a um curso gratuito, pensar em eventos de integração entre a universidade e a empresa são algumas formas de desenvolver tudo o que você viu acima: autoconhecimento, relacionamento e capacitação técnica.

 

O sucesso da vida profissional que você começa no estágio depende somente de você. É claro que boas oportunidades vindas do mercado contribuem muito para isso! Mas você está preparado para abraçá-las? Se precisar de ajuda ou orientação, converse com colegas, professores, supervisores e com o RH da empresa onde você vai trabalhar. A experiência de outras pessoas também pode trazer respostas para as suas principais dúvidas quanto à sua carreira.

 

Gostou deste artigo? Que tal comentar e compartilhar com seus colegas estagiários? Este pode ser um bom momento para iniciar a troca de experiências sobre carreira.